segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O não julgamento por Ishi

A saudável prática do NÃO JULGAMENTO

Um dos sutras * de Buda, diz-nos:

“Ama-te e Conhece-te, Todos os Problemas Desaparecerão.”

Mas como não conseguimos amar o que não aceitamos, fiz uma ligeira alteração a este sutra *, e que corresponde ao lema da Escola de Meditação:

“Aceita-te, Ama-te e Conhece-te, Nada Mais Importa.”

Falemos do “Aceita-te” e desta importante “chave” para o conseguir.
Reflictamos: Quando julgamos, o quê ou quem julgamos?Temos verdadeira capacidade para julgar?Sabemos tudo o que implica e gera o acto ou a pessoa que estamos a julgar?
Não julgar, também não é aceitar levianamente tudo. Basta termos consciência do que nos prejudica e evitá-lo. Também atendermos ao significado de tal facto para nós. Qualquer problema esconde uma oportunidade a nosso favor, convém dar-lhe toda a atenção, para não perdermos a lição ou a oportunidade.
Falamos aqui do julgamento humano, da mania que temos de tomar tudo pessoalmente, de achar isto e aquilo dos outros sem sabermos profundamente do que falamos. Das tradicionais, habituais e estéreis tagarelice e coscuvilhice.
Dá enorme perda de energia o julgarmos, e faz-nos também distrair do que há de mais importante: darmos atenção ao que sentimos em cada momento, à informação da realidade manifesta no momento presente.
E como nos podemos livrar disto? Através de uma chave muito simples:

RECONHECENDO QUE, EM CADA MOMENTO, CADA SER HUMANO ESTÁ A FAZER O QUE SABE E CONSEGUE .

Já verificou como isto é verdade? Uma verdade tão simples?

Reconheça isto primeiro em si próprio e, depois, reconheça-o também nos outros. Verifique como o seu estado de espírito se aquieta e tranquiliza. Como a aceitação de si próprio e dos outros se torna muito mais fácil, rica e pacífica.

Lembre-se sempre: é da aceitação que nasce o amor.

Ishi Janeiro 2004
*Sutras: Registos dos ensinamentos de Buda

Sem comentários: