segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dr. Eduard Bach e os Remédios Florais


Eduard Bach descobriu que individuos pertencentes ao mesmo grupo de personalidade não seriam acometidos necessáriamente pelas mesmas doenças. Ao se defrontarem com qualquer tipo de agente patogênico, os pacientes do mesmo grupo de personalidade provavelmente reagiram às suas doenças de modo semelhante , com o mesmo comportamento, disposição de animo e estado de espirito --- independente da espécie de doença. Assim como na homeopatia , era necessário apenas classificar as caracteristicas físicas e emocionais do paciente para encontrar o remédio mais apropriado para curar suas doenças crônicas . Bach percebeu que a disposição geral para doenças era condicionada por diversos fatores relacionados com a personalidade e a estrutura emocional do paciente. Dentre estes, os mais importantes eram as propensões emocionais , tais como o medo e as atitudes negativas. Atualmente a ciência médica , através da psiconeuroimunologia, está se dedicando a estudar o relacionamento existente entre as doenças e as emoções , mas Bach já havia feito isso há quase um século.

Como não gostava de ministrar nosódios preparados a partir de agentes patogênicos, Bach teve a intuição de que existiriam na natureza vários remédios vibracionalmente semelhantes , os quais poderiam duplicar os efeitos de seus nosódios e supera-los em matéria de eficácia terapeutica. A partir daí, ele começou a procurar agentes naturais que tivessem a capacidade de tratar , não a doença já estabelecida , mas seus precursores emocionais . Esses agentes foram encontrados nas essências de determinadas flores, que Bach classificou em 38 essências. A 38ª essência era uma mistura floral conhecida familiarmente como Rescue ( salvamento em inglês) , ou "remédio da salvação".

Bach compreendeu que as doenças são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o eu superior , o que se reflete em determinados tipos de peculiaridades mentais e atitudes presentes no individuo. Essa desarmonia mental e energética entre a personalidade física e o eu superior foi por ele considerada mais importante do que a doença manifesta. Bach foi um dos famosos médicos que perceberam a ligação doença-personalidade como provocada por padões energéticos disfuncionais nos corpos sutis. Bach compreendeu que as energias vibracionais sutis das essências florais poderiam contribuir para restaurar os padões emocionais de disfunção. O individuo poderia gozar de mais harmonia interior através do aumento no alinhamento da personalidade fisica com as energias do eu superior , o que redundaria em maior paz de espirito e expressão de alegria . Através de correção desses fatores emocionais, os pacientes seriam ajudados a aumentar sua vitalidade física e mental , o que contribuiria para a cura de qualquer doença física. Ele percebeu também o relacionamento energético entre a mente e as qualidades magnéticas dos corpos sutis superiores, e que as faculdades mentais e emocionais que se manifestam através do cérebro e do sistema nervoso fisico são produtos dos inputs ( entradas em ingles) energéticos provenientes dos corpos etéricos, astral e mental. Graças à capacidade das essências florais atuarem energéticamente sobre esses corpos superiores , seus efeitos acabam atingindo a estrutura fisica mais densa.

Bastante adiantado para a época , Bach descobriu também a ligação entre o estresse e as doenças , várias décadas antes que a maioria dos médicos contemporaneos começasse a se dedicar a essa questão. Contudo , diferentemente da tendencia da medicina analítica, Bach não procurou meios para "abafar" os sintomas das doenças, mas recursos simples e naturais para fazer com que as pessoas retornassem a um nível de equilibrio harmonioso. Foi essa busca de uma cura na natureza que acabou levando Bach a descobrir as propriedades curativas das essências florais.

Bach também procurou encontrar uma forma de preparar essas essências vibracionais sem ter de pulverizar a planta e potencializa-la segundo o trabalhoso método homeopático. Ele coletou amostras do orvalho matinal de certo número de flores que estavam ao Sol , e de outras que ainda permaneciam na sombra, e examinou-as em busca de diferenças na capacidade de afetarem os corpos de energia sutil do próprio Bach . Comparando os dois grupos de soluções , ele verificou que a água das flores expostas à luz do sol produziam os efeitos mais pronunciados. Para a sua alegria , descobriu que poderia colocar flores de determinada espécie sobre a superfice de uma vasilha com água e deixá-las durante várias horas sob a luz do sol a fim de obter poderosas tinturas vibracionais. Os efeitos da luz solar eram fundamentais para carregar a água com uma marca energética da assinatura vibracional das flores.

Extraido do livro Medicina Floral de Márcio Bontempo

2 comentários:

Anónimo disse...

É curioso verificar o poder que têm as coisas mais cristalinas... mais autênticas... Por isso é que o ser humano quanto mais autêntico mais poderoso e quanto mais complexo mais artificial... Quem dera podermos retirar o que é artificial de cima de nós e ficar só a essência... tal como a essência dos Florais...

Anónimo disse...

O reiki é uma das coisas mais lindas!
Parabéns ana este blog esta lindo!
Da tua menina que te adora Um grande beijinho
Sara G.