quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O ensino do Reiki

Todos os dias sou confrontada com informações de pessoas que tiveram experiencias pouco positivas nas suas iniciações de Reiki.
Há alunos que saiem dos cursos cheios de duvidas. Quando eu fiz a minha iniciação em Reiki também tive duvidas mas tive sempre contacto com o Mestre que me iniciou e as minhas duvidas nem de longe se assemelhavam ao que tenho ouvido. O curso que fiz tinha uma dinamica de muito treino de auto aplicação de Reiki e também muito treino de aplicação em terceiros além de uma exaustiva explicação sobre os beneficios da pratica e as posições das mãos utilizadas na aplicação.
Tudo aquilo que vivi na minha iniciação tem pautado a minha transmissão dos ensinamentos às pessoas que já iniciei em Reiki.
Da minha propria experiencia enquanto Mestre direi que ser Mestre é um caminho que deve ser escolhido com responsabilidade, não deve ser encarado de animo leve e muito menos por razões financeiras. As chamadas iniciações ou sintonizações são pagas. Um Mestre que dedica a sua vida ao Reiki deve poder viver com dignidade e, por outro lado, se as pessoas não pagarem não irão valorizar a benéfica "ferramenta" que estão a adquirir para si, porém, no meu entender, jamais se deve encarar o ensino do Reiki apenas como um modo de vida e debruçar-se apenas no lucro chegando ao ponto de dizer que não devemos dar nada a ninguém e que se não cobrarmos o universo nos castiga. Já iniciei muitas pessoas que não pagaram, já fiz muitas aplicações de Reiki que não me pagaram e não sinto que o Universo me castigue, muito pelo contrario, o que vejo é que o Universo me retribui à sua maneira unica trazendo essa retribuição através dos mais inesperados canais.
Às pessoas que pensam em iniciar-se em Reiki eu digo aquilo que sempre ouvi do Mestre que me iniciou. Não escolham os vossos Mestres à toa, queiram conhece-los primeiro, vejam se há empatia. O Reiki é importante e uma má experiencia no primeiro contacto com essa energia maravilhosa vai fazer-vos pensar que o Reiki afinal não é aquilo que esperavam, que não é bom, mas é... o Mestre é que não o soube transmitir correctamente.

Sem comentários: